quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atletismo- Salto/ Distância


                                                          História do Atletismo
  O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 A.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.  Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas.
. Algumas competições como, por exemplo, a maratona, é realizada em vias públicas. Saltos  -               Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.  Salto em Distância  O salto em distância é subdividido em dois eventos em separado: Salto em Distância Parado Corrida do Salto em Distância A corrida do salto em distância requer uma prática mais avançada do que o salto propriamente dito.   O salto à distância é uma prática que combina velocidade e salto e pode ser muito divertida. O ensino da prática é dividido de acordo com os seguintes componentes: Aproximação Decolagem O voo (estilo etapa ou pendular) (Observação: o voo também inclui o pouso)   Salto em Distância Parado  O salto em distância fixo não inclui uma decolagem antecedida por corrida.   Preparar Posição Fique em pé atrás da tábua/linha com os pés abertos na largura dos ombros e os dedos levemente apontados para fora. Deixe o queixo elevado, a cabeça reta e os braços estendidos em frente ao corpo. Braços relaxados ao longo do corpo, costas retas e corpo levemente inclinado à frente.   Decolagem Em posição de largada, flexione os joelhos e tornozelos e movimente os braços vigorosamente para trás. Movimente os braços com força para cima e para fora da área de pouso à medida que as pernas movimentam-se e estendem-se. Decole movimentando os braços à frente e abaixo de forma a ultrapassar os joelhos, então os eleve em direção à área de pouso. Expire e salte para frente com ambos os pés em um ângulo de 45º; estenda o tornozelo e a perna com vigor, a fim de propiciar uma decolagem vigorosa (confiança). Os dedos dos pés são os últimos a saírem do chão.   Em – Voo Em voo, estenda o corpo, arqueando-o levemente para trás; levante os braços acima da cabeça. Traga as pernas junto às nádegas; então traga-as à frente, flexionando-as em um ângulo de 90º graus na altura dos quadris. Estenda as pernas à frente, a partir dos calcanhares, e movimente os braços para baixo de forma a ultrapassarem as pernas. Mantenha os pés paralelos e levemente separados. Mantenha a cabeça à frente para prevenir a queda para trás; olhe à frente do pouso.   Pousando o Salto Estenda os calcanhares à frente para obter comprimento extra. Aterrisse sobre a caixa de areia ou esteira, primeiramente com os calcanhares, e com impulso projetando-o à frente. Flexione os joelhos para absorver o impacto do pouso.


O que é e História do Atletismo   O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.  Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados.


Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas. Saltos  -           Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.  Salto em Distância  O salto em distância é subdividido em dois eventos em separado: Salto em Distância Parado Corrida do Salto em Distância A corrida do salto em distância requer uma prática mais avançada do que o salto propriamente dito.   O salto à distância é uma prática que combina velocidade e salto e pode ser muito divertida. O ensino da prática é dividido de acordo com os seguintes componentes: Aproximação Decolagem O vôo (estilo etapa ou pendular) (Observação: o voo também inclui o pouso)   Salto em Distância Parado  O salto em distância fixo não inclui uma decolagem antecedida por corrida.   Preparar Posição Fique em pé atrás da tábua/linha com os pés abertos na largura dos ombros e os dedos levemente apontados para fora. Deixe o queixo elevado, a cabeça reta e os braços estendidos em frente ao corpo. Braços relaxados ao longo do corpo, costas retas e corpo levemente inclinado à frente.   Decolagem Em posição de largada, flexione os joelhos e tornozelos e movimente os braços vigorosamente para trás. Movimente os braços com força para cima e para fora da área de pouso à medida que as pernas movimentam-se e estendem-se. Decole movimentando os braços à frente e abaixo de forma a ultrapassar os joelhos, então os eleve em direção à área de pouso. Expire e salte para frente com ambos os pés em um ângulo de 45º; estenda o tornozelo e a perna com vigor, a fim de propiciar uma decolagem vigorosa (confiança). Os dedos dos pés são os últimos a saírem do chão.   Em – Voo Em voo, estenda o corpo, arqueando-o levemente para trás; levante os braços acima da cabeça. Traga as pernas junto às nádegas; então traga-as à frente, flexionando-as em um ângulo de 90º graus na altura dos quadris. Estenda as pernas à frente, a partir dos calcanhares, e movimente os braços para baixo de forma a ultrapassarem as pernas. Mantenha os pés paralelos e levemente separados. Mantenha a cabeça à frente para prevenir a queda para trás; olhe à frente do pouso.   Pousando o Salto Estenda os calcanhares à frente para obter comprimento extra. Aterrisse sobre a caixa de areia ou esteira, primeiramente com os calcanhares, e com impulso projetando-o à frente. Flexione os joelhos para absorver o impacto do pouso.

Um comentário: